Procedimentos Minimamente Invasivos para a Coluna Vertebral

procedimentos-minimamente-invasivos-para-a-coluna

Procedimentos Minimamente Invasivos para a Coluna

Os procedimentos minimamente invasivos representam uma vanguarda no tratamento de afecções da coluna. Estas técnicas podem ser aplicadas em diversas condições, incluindo:

 

Características e Benefícios:

Segurança e Rapidez: São procedimentos que oferecem uma recuperação mais ágil, com resultados perceptíveis em um curto período.

Acessibilidade: São apropriados para indivíduos de todas as idades e estados de saúde a exceção de pacientes com infecções ativas e anticoagulados.

Eficácia: Quando bem indicados e bem executados, têm alta taxa de eficácia.

Quem pode se beneficiar?

  • Pacientes que não tiveram sucesso com tratamentos conservadores (como medicamentos, fisioterapia e exercícios físicos).
  • Aqueles diagnosticados com necessidade de cirurgia de coluna podem considerar procedimentos minimamente invasivos como alternativa.

 

Vantagens em Relação à Cirurgia Convencional:

  • Menor Risco: Como não envolvem grandes incisões, são procedimentos menos arriscados.
  • Recuperação Ágil: Pacientes costumam receber alta no mesmo dia e podem perceber melhorias em poucos dias.
  • Sem Necessidade de Anestesia Geral: Realizados com o paciente acordado, ou com uma sedação leve, sem cortes profundos.

Diagnóstico

Antes de realizar qualquer intervenção, é crucial um diagnóstico detalhado. Isso inclui exames de imagem, avaliação clínica e, quando necessário, procedimentos diagnósticos.

Procedimento Minimamente Invasivo para Artrose

Talvez você não saiba, mas 41% dos casos de dor na coluna são causados por inflamações nas articulações facetárias.

inflamações-nas-articulações

Foco na artrose:

  • Definição: A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença de origem inflamatória que afeta as articulações. Na coluna, é frequentemente referida como artrose facetária quando afeta as facetas articulares.

  • Causas e Sintomas: A artrose na coluna geralmente é causada pelo desgaste natural dos discos intervertebrais ao longo do tempo, que acaba por sobrecarregar as articulações facetárias ao longo do tempo. Este desgaste pode resultar em dor nas costas, quadril, ombros, glúteos, pescoço, e pode limitar o movimento, impactando significativamente a qualidade de vida.

  • Diagnóstico: A suspeita de dor originada nas facetas articulares é geralmente confirmada por meio de exames de imagem, como raio X, ressonância magnética ou tomografia. Evidências como espessamento ósseo, hipertrofia da articulação ou derrame articular podem indicar a presença de artrose. Adicionalmente, um bloqueio anestésico pode ser realizado para confirmar a origem da dor.

Rizotomia, Denervação Percutânea ou Ablação por Radiofrequência das Facetas

  • Objetivo: A ablação por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo que alivia a dor de origem facetária, tratando as inflamações nas facetas articulares. É uma alternativa à cirurgia de coluna, focando em “desativar” a sensação dolorosa causada pelas facetas inflamadas.

  • Método: O procedimento é realizado introduzindo-se agulhas em locais específicos da coluna, próximas aos ramos nervosos que dão sensibilidade às facetas articulares. Estas agulhas são conectadas a um gerador de radiofrequência que emite ondas elétricas produzindo calor na ponta da agulha.

  • Detalhes Técnicos: Durante a ablação por radiofrequência, a temperatura atinge aproximadamente 80 graus centígrados por um período de 90 segundos. Este calor, embora significativo, não “queima” o nervo. Ao invés disso, ele altera as propriedades tridimensionais das proteínas no local, permitindo que o corpo assimile o tecido afetado e, assim, aliviando a dor.

  • Recuperação: Após o procedimento, o alívio da dor pode não ser imediato. Pode levar até 4 semanas para os pacientes sentirem alívio total, pois esse é o tempo necessário para o corpo processar e absorver os tecidos tratados.

 

Procedimentos Minimamente Invasivos para Hérnia de Disco

 
  • Definição: A hérnia de disco ocorre quando o núcleo gelatinoso do disco intervertebral se projeta através de uma fissura no anel fibroso externo, podendo pressionar nervos adjacentes e causar dor, fraqueza ou dormência.

  • Causas e Sintomas: Normalmente causada por desgaste do disco ou por lesão, a hérnia de disco pode resultar em dor lombar intensa, dor ciática, fraqueza ou dormência nos membros inferiores.

  • Diagnóstico: A hérnia de disco é geralmente diagnosticada através de exames de imagem, como a ressonância magnética, que podem mostrar a extensão e a localização da hérnia.

Infiltrações Transforaminais para Hérnia de Disco:

  • Definição: Trata-se de um procedimento onde medicamentos, comumente corticosteroides juntamente com anestésicos, são injetados no espaço próximo à raiz nervosa afetada.
  • Objetivo: A infiltração tem como principal objetivo aliviar a dor e a inflamação causada pela hérnia de disco que pressiona a raiz nervosa.
  • Procedimento: Utilizando técnicas de imagem, como a fluoroscopia, o médico guia uma agulha até o local exato da inflamação e administra o medicamento.
  • Resultados: Os efeitos do procedimento podem variar, mas muitos pacientes experimentam alívio da dor e da inflamação por semanas ou até meses após a infiltração.

 

Cirurgia por Vídeo Endoscopia para Hérnia de Disco:

A microdiscectomia endoscópica é um procedimento avançado para tratar hérnias de disco. É realizado através de uma pequena incisão, e usando um endoscópio, o cirurgião remove a porção herniada do disco. Este procedimento minimiza o trauma nos tecidos ao redor e promove uma recuperação mais rápida.

 

Procedimentos Minimamente Invasivos para Estenose de Canal

  • Definição: A estenose do canal vertebral é um estreitamento do canal espinhal que pode comprimir a medula espinhal e os nervos, geralmente associada ao processo de envelhecimento.

  • Causas e Sintomas: A estenose pode ser causada por fatores degenerativos como osteófitos, hérnia de disco ou espessamento dos ligamentos. Os sintomas incluem dor nas costas, dormência, formigamento e fraqueza nos membros, podendo progredir para claudicação neurogênica.

  • Diagnóstico: Além do exame físico e dos sintomas do paciente, a estenose do canal é normalmente diagnosticada através de exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia.

Infiltrações Transforaminais para Estenose do Canal:

  • Definição: Esta técnica envolve a injeção de medicamentos, geralmente corticosteroides e anestésicos, no espaço próximo à raiz nervosa que está sendo comprimida devido à estenose.
  • Objetivo: Aliviar a dor e a inflamação associadas à compressão nervosa causada pelo estreitamento do canal.
  • Procedimento: Sob a orientação de técnicas de imagem, como a fluoroscopia, o médico insere uma agulha no local preciso da compressão e administra o medicamento.
  • Resultados: Embora os resultados possam variar, muitos pacientes sentem um alívio significativo da dor e dos outros sintomas após o procedimento.

Descompressão por Vídeo Endoscopia para Estenose do Canal: 

A laminectomia minimamente invasiva é um procedimento que remove parte do osso ou do ligamento que está comprimindo os nervos. Realizado através de pequenas incisões e utilizando instrumentação especializada, este procedimento ajuda a aliviar a pressão no canal vertebral e melhora significativamente os sintomas do paciente.

Você também pode se interessar:

Gostaria de ter mais informações?
enviar mensagem