Hérnia de Disco
Início » tratamentos » Hérnia de Disco
O que é Hérnia de Disco?
Os discos da coluna são feitos por uma capa de fibra grossa na parte externa e um material gelatinoso e rico em água na parte de dentro. Eles funcionam como amortecedores entre um osso e outro da coluna, aliviando o impacto e ajudando na movimentação da coluna vertebral. Com o tempo algumas regiões de fraqueza se formam na parte interna do disco. No momento em que o material interno do disco pressiona essa região de fraqueza conseguindo empurrá-la para fora, forma-se a hérnia de disco.
Hérnia Lombar e Cervical
Existem dois tipos de hérnia de disco: hérnia de disco cervical e hérnia de disco lombar. No caso da hérnia de disco cervical, a dor irradia para os braços, enquanto na hérnia de disco lombar a dor irradia para as pernas, sendo que geralmente a hérnia de disco lombar ocorre entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e a sacral (S1). Além disso, hérnia de disco também pode causar os seguintes sintomas: fraqueza, dormência, formigamento, sensação de choque.
Causas da Hérnia de Disco
Com o avanço da idade, a movimentação repetitiva, má postura, herança genética, fraqueza ou desequilíbrio muscular, o disco sofre um desgaste, ficando cada vez mais achatado, rígido e menos resistente. Com isso, a capa de fibra que envolve o disco pode sofrer algumas fissuras ou esgarçamento de suas fibras. Essas fissuras na parede externa do disco, além de causar dor nas costas, resultam em uma região de fraqueza na parede do disco. Além disso, outros fatores podem contribuir para a hérnia de disco:
- Movimentação repetitiva;
- Má postura;
- Herança genética;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Sobrecarga de peso;
- Atividade de alto impacto.
Tipos de Hérnia de Disco
Existem diferentes tipos de hérnia de disco:
É o caso mais comum de hérnia de disco. Apesar do núcleo do disco ainda não ter sido afetado, a sua forma já deixa de ser ovalada.
A parede do disco se encontra fissurada, permitindo o escape do material interno para fora do disco.
É o caso mais grave de hérnia de disco. A parede do disco se encontra rompida, provocando compressão extrema da raiz nervos.
Tratamentos para Hérnia de Disco
Tratamento Conservador
Analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares e medicações que buscam controlar o funcionamento dos nervos da coluna, e ainda:
- Fisioterapia;
- Acupuntura;
- Massagem.
Tratamento Minimamente Invasivo
Cirurgia de Hérnia de Disco
Cirurgia Endoscópica
A cirurgia endoscópica para hérnia de disco possibilita a retirada do material do interior do disco sem que seja necessário realizar uma cirurgia de coluna. Através da inserção de uma câmera até a região afetada, o médico especialista em coluna efetua a retirada do material “herniado” do interior do disco, sem incorrer nos riscos de uma cirurgia.