Na coluna cervical é natural que exista uma lordose, uma curva com a mesma orientação da que acontece na coluna lombar. A retificação ocorre quando se perde a curvatura considerada normal da coluna vertebral.
Leia a transcrição do vídeo
A retificação ocorre quando se perde a curvatura considerada normal da coluna vertebral.
Na coluna cervical é natural que exista uma lordose, uma curva com a mesma orientação da que acontece na coluna lombar.
Essa curvatura colabora para que possamos manter o olhar horizontal, e, principalmente, para que as cargas sobre os discos e as articulações da coluna sejam melhor distribuídas.
Existem algumas causas para os casos de retificação.
Caso a retificação seja de origem genética não há nada o que possa ser feito para trata-la. Mesmo que a retificação de origem genética não apresente sintomas clínicos ela pode vir a favorecer o comprometimento da integridade do disco intervertebral devido a sobrecarga nessa região, sendo motivo de degeneração (desgaste do disco intervertebral) e até mesmo de hérnia de disco.
A retificação também pode ser secundária a dor, se tratando de uma resposta antálgica que é uma resposta “anti dor”. Com o objetivo de se proteger da dor na cervical a pessoa pode retificar a coluna, sendo passível de melhora assim que a dor é aliviada, pois a curva pode retornar ao normal que é a chamada lordose fisiológica.