Exames Para Hérnia de disco: Entenda o Laudo da Ressonância Magnética

exame-ressonancia-magnetica

Quais são os exames para a coluna vertebral, como eles são lidos, e quais são os termos mais comuns que aparecem nos laudos.

Desmistificando Termos de Exames da Coluna Vertebral

Ao revisar laudos de exames da coluna, como ressonâncias, tomografias e radiografias, muitos pacientes se deparam com termos técnicos. Esses termos são essenciais para compreender a saúde da sua coluna.

Ressonância Magnética, Tomografia e Radiografia:

  • Ressonância Magnética: Avalia em detalhes as estruturas da coluna e suas adjacências, desde os discos intervertebrais até as menores estruturas nervosas.
  • Tomografia: Oferece uma visão tridimensional, focando nas estruturas ósseas, identificando detalhes como pequenas fraturas ou alterações ósseas.
  • Radiografia: Uma técnica mais tradicional, capta imagens bidimensionais das estruturas ósseas da coluna.


Entendendo os Principais Termos:

  • Degeneração: Similar ao envelhecimento de uma máquina, refere-se ao desgaste natural da coluna, seja pelo uso contínuo ou pela passagem do tempo.

  • Desidratação Discal: Os discos intervertebrais são compostos, em parte, por água. Quando observamos um disco “escuro” ou desidratado em uma ressonância, indica que este disco perdeu parte de seu conteúdo aquoso, tornando-se menos resiliente.

  • Redução da Altura: Como um colchão antigo que se torna mais fino com o tempo, o disco intervertebral pode perder altura conforme seu conteúdo desidrata, diminuindo o espaço entre as vértebras.

  • Abaulamento Discal: Imagine o disco como um balão de água sendo levemente pressionado. Ele se expande para os lados, sem romper. Da mesma forma, o abaulamento discal é uma leve projeção do disco para fora de seu espaço habitual.

  • Protrusão e Hérnia Discal: A protrusão é semelhante a um balão sendo mais pressionado, fazendo com que uma parte dele se estenda mais. Já a hérnia discal ocorre quando parte do “recheio” do disco (núcleo pulposo) vaza através de uma ruptura no anel fibroso.

  • Fissura do Ânulo Fibroso e HIZ (Zona de Hipersinal): O anel fibroso, que circunda o núcleo pulposo do disco, pode apresentar pequenas rupturas ou fissuras. Na ressonância magnética, a HIZ é um sinal brilhante que indica a presença dessas fissuras, sugerindo desgaste ou lesão.


Conclusão: Os exames de imagem são ferramentas essenciais, mas os termos técnicos podem ser confusos. No Spine Center, nosso objetivo é garantir que cada paciente entenda plenamente o que está acontecendo com sua coluna, oferecendo transparência e cuidado a cada passo.

Você também pode se interessar:

Gostaria de ter mais informações?
enviar mensagem