Qual é a Melhor Posição para Dormir para quem tem Dor nas Costas?

posição para dormir para que tem dor nas costas

Encontrar uma posição confortável para dormir quando se sofre de dor nas costas pode ser desafiador. O descanso é vital para nossa recuperação diária, e quando a dor interrompe este ciclo, deitar-se para o repouso pode se tornar uma fonte de ansiedade, ao invés de alívio.

Quando a dor não pára enquanto você está tentando dormir, um ciclo vicioso de dor nas costas e dificuldades no sono cresce como uma bola de neve: você não dorme porque sente dor e a percepção da dor aumenta porque você não consegue dormir.

Por conta disso, não é infrequente pacientes dormirem sentados por medo de sentirem dor na hora de se deitar.

Frequentemente, a dor não cessa mesmo quando tentamos descansar, criando um ciclo desgastante de dor nas costas e privação de sono. Consequentemente, alguns pacientes até preferem dormir sentados para evitar o desconforto ao deitar. 

Neste contexto, tentar passar a noite deitado pode ser estressante, pois manter uma mesma posição por muito tempo pode causar dor e incômodo, e alterar a posição em busca de alívio pode resultar em desconforto adicional. Dessa forma, se a posição adequada para dormir não for encontrada, sua qualidade de vida pode ser afetada.

Mas fique tranquilo, nosso objetivo é ajudá-lo a superar esse problema da melhor maneira possível.

Entendendo as Dores Noturnas na Coluna em Casos de hérnia de disco ou artrose na coluna

Muitas vezes não sabemos a causa da nossa dor nas costas.

Sabemos apenas que a coluna dói, e dói muito.

A ausência de um diagnóstico realizado por um médico especialista em coluna dificulta a realização de recomendações, que nesse caso acabam sendo genéricas.

Mas se você já possui um diagnóstico do seu problema feito por um médico especialista em coluna, é possível fazer recomendações muito mais assertivas sobre a melhor posição para dormir sem ter dor nas costas.

Se esse for o seu caso e você já tiver um diagnóstico de hérnia de disco ou de artrose na coluna, certamente você já percebeu o alívio que o simples ato de se deitar na cama pode proporcionar.

Nesses casos, a pressão nos discos e a carga e atrito nas articulações fica muito baixa quando deitamos.

Mas apesar do alívio obtido ao se deitar, se você tem hérnia de disco, talvez você sinta dor na hora de sair da cama.

Isso acontece porque durante as horas em que estamos deitados os discos da coluna se enchem de água e a pressão fica relativamente alta e quando levantamos essa pressão aumenta a dor nos discos.

Por isso, abaixar ou inclinar o corpo para frente pela manhã pode ser uma tarefa difícil.

Mas se o seu caso é de artrose na coluna é provável que você tenha conseguido um grande alívio durante o período em que ficou deitado na cama durante a noite, porém ao reiniciar o movimento com o corpo frio de manhã, você pode voltar a sentir dor.

Nesse caso, talvez você precise caminhar alguns passos antes de conseguir “aprumar” o seu corpo ao levantar da cama ou de uma cadeira após um longo período sem movimento.

Esses são alguns casos específicos de dor na coluna que podem obter benefícios com uma boa conduta durante as horas de sono.

Mas mesmo que você não tenha um diagnóstico da sua coluna, muita coisa pode ser feita com o objetivo de conseguir uma boa noite de sono.

Veja qual é a melhor posição para dormir para quem tem dor nas costas

Se você já fez uma avaliação do seu colchão como explicamos no post: “Como Escolher um Colchão bom para a Coluna“, então você precisa agora analisar a posição que você costuma dormir.

Quando se trata de dor na coluna, cada caso deve ser analisado de forma individual, mas já se sabe que dormir em determinadas posições pode ajudar a melhorar a qualidade do sono das pessoas que têm dor nas costas.

Se esse for o seu caso, veja qual é a melhor posição para ter uma noite tranquila e sem dor:

  • Dormir de lado
  • Dormir de barriga para cima

Essas são as posições básicas para quem quer ter uma boa noite de sono e se prevenir contra os tipos mais comuns de dor nas costas.

Mas se você quer adicionar uma dose extra de prevenção contra a dor nas costas e ainda ter uma noite de sono tranquila, você pode seguir as recomendações abaixo:

Dormir de lado:

qual é a melhor posição para dormir para que tem dor nas costa
  1. Coloque um travesseiro entre os joelhos para evitar que a perna de cima caia sobre sobre a perna de baixo.
  2. Posicione uma toalha enrolada embaixo da cintura.
  3. Coloque o travesseiro um pouco mais alto para manter a cabeça alinhada com o resto do corpo.
  4. Se possível, use outro travesseiro para abraçar.

Dormir de costas:

qual é a melhor posição para dormir para que tem dor nas costas
  1. Coloque um travesseiro sob seus joelhos.
  2. Você também pode colocar um travesseiro baixo embaixo da lombar para manter a curva de suas costas (o travesseiro nessa situação deve ser mais baixo e você pode tentar usar um rolo cervical – uma toalha enrolada também serve)

Dormir de bruços:

qual é a melhor posição para dormir para que tem dor nas costa

Essa posição na cama pode ser estressante para a sua lombar e pescoço, mas se você só consegue relaxar assim, é aconselhável tomar as seguintes precauções:

  1. Coloque um travesseiro embaixo do quadril e da barriga e outro embaixo do peito para aliviar a pressão na coluna e no pescoço.
  2. Se puder respirar bem, durma sem o travesseiro na cabeça.
  3. Tente dormir com a coluna neutra – não arqueando muito, mas não muito reta também. Isso alivia a pressão da coluna vertebral.

Pronto. Muito complicado?

Tente fazer isso uma vez e confira os resultados, acreditamos que esse método pode proporcionar alívio para a sua dor nas costas e ajudar você a ter uma noite de sono mais tranquila.

É bom lembrar que essas são soluções genéricas que podem não funcionar bem para você, se isso acontecer, procure encontrar qual é a posição mais adequada para o seu caso.

Como se prevenir da dor nas costas ao levantar da cama de manhã

Ótimo, você seguiu todas as nossas recomendações e passou uma noite tranquila, sem dor.

Agora chegou a hora de levantar da cama e é nesse momento que você deve tomar um cuidado redobrado.

Veja um passo-a-passo de como levantar da cama de manhã:

  1. Vire de lado na beirada da cama e dobre os dois joelhos.
  2. Deixe seus pés penderem para fora da cama enquanto você empurra o corpo com ambos os braços para sentar-se.
  3. Deslize os glúteos para a beirada da cama e dobre os joelhos trazendo os pés para perto da cama.
  4. Levante-se com o uso da musculatura glútea e pernas mantendo a curva da lombar.
  5. Evite levantar de uma vez pois os movimentos de abdominais aumentam muito a pressão na coluna, portanto faça isso com calma.

Conclusão:

Agora você já sabe qual é a melhor posição para dormir para quem tem dor nas costas e também como levantar da cama sem prejudicar a sua coluna, duas coisas simples que devem melhorar  a sua qualidade de vida.

Mas se você conseguiu resolver o seu problema de uma maneira diferente, compartilhe com a gente, quem sabe o que funcionou para você possa ser útil para outras pessoas que tem o mesmo problema.

Você também pode se interessar:

Gostaria de ter mais informações?
enviar mensagem