Artrose na Coluna

A artrose na coluna é uma doença na coluna de origem inflamatória causada pelo desgaste das estruturas locais.

artrose-articulações-inflamadas

Causas da Artrose

A sobrecarga  a que são submetidas os os discos as estruturas da coluna faz com que as articulações da coluna, chamadas facetas, fiquem inflamadas, causando um desgaste progressivo nesse local. Essas inflamações são chamadas de inflamações facetárias ou artropatia facetária.

Fatores de Risco

Além da idade, outros fatores podem colaborar com o surgimento de artrose na coluna, como:

  • sobrepeso
  • má postura
  • genética
  • trauma físico
  • doenças reumáticas
Reproduzir vídeo

Sintomas de Artrose na Coluna

A artrose na coluna apresenta uma série de sintomas específicos que podem ser notados em determinadas partes do corpo:

  • dor nas coluna
  • dor no quadril, região glútea ou bacia
  • dor na cervical
  • limitação dos movimentos

Tratamentos

O objetivo inicial do tratamento para artrose na coluna é melhorar os sintomas, ajudando desacelerar o processo de desgaste.

Essa medida tem como objetivo aliviar a dor, proporcionando uma melhora imediata na qualidade de vida do paciente. Isso geralmente é feito através de medicamentos específicos para artrose. Essa é uma solução imediata que possibilita avançar no tratamento de artrose da coluna.

Procedimentos Minimamente Invasivos

Os procedimentos minimamente invasivos são o que há de mais moderno quando se fala em tratamento para artrose na coluna.

São procedimentos realizados com raio X em tempo real, o que permite ao médico especialista atuar de forma precisa na região afetada pela artrose. Os procedimentos são feitos com cânulas especiais, sem a necessidade de anestesia geral, podendo inclusive o paciente permanecer acordado durante todo o tempo em que o procedimento é realizado. Além disso, diferente da cirurgia, não são feitos cortes na pele e a recuperação é imediata: o paciente sai andando do hospital em menos de 2 horas após o término do procedimento. 

Bloqueio Facetário e Rizotomia

O Bloqueio Facetário e a Rizotomia são procedimentos minimamente invasivos eficientes no tratamento de artrose na coluna.

artrose na coluna é uma doença de origem inflamatória decorrente de inflamações nas articulações facetárias. 

A principal causa das inflamações facetárias que causam a artrose na coluna é o desgaste das articulações da coluna que ocorrem devido ao envelhecimento.

artrose-articulações-inflamadas

Dor Facetária

Muita gente se refere às inflamações facetárias como “dor facetária“, uma vez que essa é uma dor de origem inflamatória.

No entanto, artropatia facetária, artrose facetária ou artropatia interapofisária são nomes diferentes para o mesmo problema que é a artrose na coluna.

Assim, a dor facetária nada mais é a própria artrose na coluna.

Sintomas da artrose na coluna

Veja alguns dos sintomas de artrose na coluna:

  • Dor na coluna
  • Dor no quadril
  • Dor no pescoço (cervical)
  • Dor nos glúteos
  • Dor nos ombros
  • Limitação dos movimentos

Causas da artrose na coluna

Como dissemos, a principal causa de artrose na coluna é o desgaste das articulações decorrente do envelhecimento.

No entanto, outros fatores podem colaborar para o desenvolvimento da artrose:

  • Sobrepeso
  • Má postura
  • Movimentação repetitiva
  • Enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna
  • Tabagismo
  • Genética
  • Doenças reumatológicas
  • Trauma Físico

Prevenção

A melhor forma de prevenção para artrose na coluna é a prática regular de atividade física.

Não há consenso sobre qual a melhor atividade física, mas sabe-se que a atividade aeróbica, mesmo uma simples caminhada ou andar de bicicleta, já pode ajudar, e muito, a prevenir as inflamações facetárias que causam a artrose.

Outra opção, um pouco mais específica, é realizar exercícios de estabilização de coluna. São exercícios que fortalecem os músculos, ajudando a proteger e sustentar a coluna vertebral.

Tratamento para Artrose

A principal meta do tratamento para artrose na coluna é aliviar os sintomas e desacelerar o processo de desgaste.

Para a melhora dos sintomas, o tratamento inicial costuma ser a base de medicamentos.

Geralmente, os medicamentos anti-inflamatórios são os que têm maior efeito no tratamento da artrose. Porém o uso contínuo de anti-inflamatórios pode ser prejudicial à saúde. Quando usados com constância,  anti-inflamatórios prejudicam os rins, causando insuficiência renal, podendo levar a necessidade de hemodiálise, além de aumentar o risco de ataque cardíaco.

Outras medicações, como analgésicos e relaxantes musculares também podem ajudar a aliviar a dor por um curto espaço de tempo.

Procedimentos para Artrose

Os tratamentos para artrose na coluna com procedimentos minimamente invasivos proporcionam uma melhora rápida, sem o uso constante de anti-inflamatórios ou cirurgias.

O procedimentos minimamente invasivos visam tratar a artrose na coluna de forma não invasiva, ou seja, sem a realização de cirurgia. São procedimentos realizados com o uso de monitoramento de imagem em tempo real, com o paciente acordado e sem a necessidade de cortes.

Esses procedimentos oferecem uma clara vantagem quando comparados aos tratamentos convencionais, à base de anti-inflamatório e cirurgias.

Os procedimentos são realizados através de agulhas guiadas por monitoramento de imagem em tempo real, sem a realização de cortes na pele, como no caso da cirurgia de coluna.

É possível, por exemplo, com auxílio de uma câmera de raio X guiar uma agulha até o interior da articulação da coluna e colocar medicamento diretamente no local da dor.

É o chamado bloqueio facetário.

Além disso, os procedimentos são realizados sem o uso de anestesia, permitindo que o paciente permaneça acordado durante todo o procedimento.

Outro procedimento minimamente invasivo que pode ser usado no tratamento da artrose é a rizotomia ou denervação por radiofrequência.

Nesse caso, é realizada a “dessensibilização” do nervo que capta a informação de dor da articulação da coluna, de modo que a dor causada pela artrose não seja mais sentida pela pessoa

Uma resposta

  1. Eu tenho, à quatro anos, quando descobri, parei de usar vassoura e rodo, contratei uma diarista prá fazer a faxina da casa, desde então, nunca mais “travei” e não tenho mais dores. Parece mentira, mas varrer a casa, passar pano na casa, esfregar o chão, me travava completamente, ia direto para o hospital, teve vezes de ir na ambulância, sem poder me mexer e o medico vir na ambulância aplicar a injeção e de lá mesmo já me levavam de volta prá casa. Depois de eliminar o uso de vassoura e rodo, estou livre de tudo isso.

Os comentários estão desabilitados.

Gostaria de ter mais informações?
enviar mensagem