Artropatia Facetária: Entenda as Causas da Dor Facetária

dor-facetária

A Artropatia Facetária ou Artrose Facetária é o desgaste das articulações facetárias da coluna que causam a chamada "dor facetária". Nos casos mais graves, além da dor nas costas, pode ocorrer compressão dos nervos quando os osteófitos (mais conhecidos como "Bicos de Papagaio") crescem em direção a eles.

Artrose Facetária: Definição, Diagnóstico e Implicações Clínica

Introdução e Definição:

A artrose facetária, também referida como artropatia facetária ou artrose interapofisária, é o desgaste e envelhecimento das articulações facetárias (ou interapofisárias). Estas articulações estão situadas na parte posterior da coluna vertebral e têm um papel crucial em nossa mobilidade e estabilidade.

Anatomia da Coluna:

  • A coluna vertebral é constituída por várias vértebras em sequência. Na parte frontal de cada vértebra, encontramos os discos intervertebrais, que atuam como amortecedores.
  • Na parte traseira da coluna localizam-se as articulações facetárias, responsáveis por permitir movimentos entre as vértebras e auxiliar na estabilização da coluna.

 

Desgaste da Articulação Facetária:

  • Assim como outras articulações em nosso corpo, como o joelho ou cotovelo, as articulações facetárias podem sofrer desgaste ao longo dos anos.
  • Este processo degenerativo pode levar a um aumento do atrito, provocar inflamação e causar hipertrofia (aumento) da articulação. Além disso, podem surgir osteófitos, conhecidos popularmente como “bicos de papagaio”.

 

Diagnóstico:

  • Ressonância Magnética: Esta técnica utiliza campos magnéticos para gerar imagens detalhadas dos tecidos do corpo. Pode revelar alterações na articulação facetária, inflamação e a presença de osteófitos.
  • Radiografia (Raio-X): Este exame pode mostrar alterações ósseas associadas à degeneração da articulação, como a formação de osteófitos. No entanto, não é tão detalhado quanto a ressonância magnética.
  • Tomografia Computadorizada: Oferece imagens transversais da coluna e pode ajudar a identificar anormalidades na articulação facetária e no osso circundante.

 

Implicações Clínicas:

A degeneração da articulação facetária pode resultar em diversas complicações:

  • Compressão Nervosa: A formação de osteófitos pode pressionar nervos adjacentes.
  • Estenose do Canal Vertebral: O aumento da articulação ou os osteófitos podem estreitar o canal vertebral, limitando o espaço para a medula espinhal e os nervos.
  • Dor: Uma das consequências mais comuns é a dor (lombalgia e cervicalgia), em especial ao ficar de pé ou ao estender a coluna. Curiosamente, a dor tende a aliviar ao sentar-se ou ao flexionar a coluna. Além disso, a artrose facetária é uma causa importante de dor lombar e cervical.

 

Conclusão:

  • Entender a artrose facetária é fundamental para o manejo apropriado desta condição. Um diagnóstico preciso e uma intervenção precoce podem contribuir significativamente para aliviar os sintomas e promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Você também pode se interessar:

Gostaria de ter mais informações?
enviar mensagem