Artropatia Facetária: Entenda as Causas da Dor Facetária

dor-facetária

A Artropatia Facetária ou Artrose Facetária é o desgaste das articulações facetárias da coluna que causam a chamada "dor facetária". Nos casos mais graves, além da dor nas costas, pode ocorrer compressão dos nervos quando os osteófitos (mais conhecidos como "Bicos de Papagaio") crescem em direção a eles - como explica o Fisiatra Intervencionista e especialista em coluna Dr. João Amadera.

Leia a transcrição do vídeo

Artrose facetária, ou artropatia facetária, ou, artrose ou artropatia interapofisária é o desgaste, o envelhecimento das articulações facetárias, ou articulações interapofisárias, que são as articulações posteriores da coluna vertebral. 

Na frente nós temos os discos intervertebrais, e atrás nós temos articulações facetárias. 

Articulação facetária é uma articulação como outra qualquer, como joelho ou como cotovelo, e quando a cartilagem dela sofre algum desgaste, aumenta o atrito – pode ter derrame de líquido inflamatório, pode ter aumento do tamanho, que a gente chama de hipertrofia facetária, como osteofitose, que são os bicos de papagaio – e dependendo pra onde esses bicos crescem, podem cutucar nervos, pressionar nervos, podem diminuir o tamanho do canal vertebral, ou mesmo causar apenas dor nas costas. A dor é principalmente quando a pessoa fica em pé, ou quando estica o corpo para trás, e alivia sentada ou na flexão.

Você também pode se interessar:

estenose-de-canal

O que é Estenose de Canal?

A estenose de canal, ou estreitamento do canal vertebral ocorre quando o canal por onde passa a medula se torna mais estreito, causando o pinçamento

Leia mais »