Megapófise ou Megapófise Transversa – Entenda essa Variação Anatômica da Coluna Vertebral

estenose de canal

Megapófise ou Megapófise do Processo Transverso é uma variação anatômica que aparece em uma determinada porcentagem da população

A megapófise do processo transverso refere-se a uma hipertrofia ou aumento anormal do processo transverso de uma vértebra. Na coluna vertebral, cada vértebra possui projeções ósseas, sendo o processo transverso uma delas, estendendo-se lateralmente de cada lado da vértebra.

Essa “megapófise” indica que o processo transverso é particularmente grande ou proeminente. Em geral, variações anatômicas podem, em certos contextos, estar associadas a sintomas ou a problemas biomecânicos. Contudo, isso não implica que a variação em si seja patológica. Trata-se mais de como essa variação pode interagir com o ambiente biomecânico e estrutural do indivíduo. Por exemplo, uma proeminência óssea em uma área de movimento pode potencialmente causar atrito ou compressão em estruturas próximas.

No contexto clínico, a presença de uma megapófise pode ser importante por diversos motivos:

  • Efeitos Mecânicos: Pode interferir na biomecânica normal da coluna vertebral.
  • Sintomas Clínicos: Pode causar dor ou desconforto, principalmente se comprimir estruturas adjacentes.
  • Importância Diagnóstica: Pode ser um achado incidental em exames de imagem.

Uma condição relacionada à presença dessa variação anatômica é a Síndrome de Bertolotti. Esta síndrome refere-se especificamente à situação onde uma megapófise do processo transverso na última vértebra lombar (frequentemente L5) se funde ou articula com o sacro ou ílio. Em alguns pacientes, essa anomalia é uma fonte de dor lombar crônica.

Você também pode se interessar:

Gostaria de ter mais informações?
enviar mensagem