Lordose e Cifose – Qual é a Diferença?

lordose-sifose

Nesse post você entender a diferença entre lordose e cifose, e outras alterações das curvas como retificação e inversão da curva, assim como os riscos que essas alterações podem representar para a saúde da coluna vertebral

A coluna vertebral apresenta curvas naturais que são essenciais para a nossa postura, mobilidade e absorção de impactos. Porém, algumas alterações nessa curvatura podem ocorrer e levar a desvios posturais. Neste post, explicaremos as diferenças entre lordose, cifose, retificações e inversões de curva, bem como seus riscos associados.

Lordose e Hiperlordose:

  • Lordose: Curvatura natural e anterior da coluna localizada na região lombar.
  • Hiperlordose: Aprofundamento excessivo da curvatura lombar, podendo ser causado por postura inadequada, desequilíbrios musculares, entre outros.

Cifose e Hipercifose:

  • Cifose: Curvatura natural e posterior da coluna presente na região torácica.
  • Hipercifose: Quando esta curvatura torácica é exagerada, tornando a parte superior das costas mais arqueada.


Retificação e Inversão:

  • Retificação: Refere-se à diminuição ou perda das curvas naturais da coluna, seja na lordose ou cifose. Por exemplo, uma coluna lombar retificada terá uma aparência mais “reta” em vez da curva suave usual.
  • Inversão: Ocorre quando a curva natural se inverte. Um exemplo seria uma lordose cervical que se torna uma cifose, ou vice-versa.


Riscos e Implicações:
Todos esses desvios, sejam eles hiperlordose, hipercifose, retificação ou inversão, podem provocar dores, desconfortos e, em casos mais graves, levar a complicações como degenerações e desgastes da coluna. Esses desvios podem afetar a maneira como o corpo compensa posturalmente, levando a problemas mais complexos e desequilíbrios em outras regiões do corpo.


Conclusão:
As curvas da coluna são vitais para nossa biomecânica e funcionalidade. Desvios posturais e alterações nessas curvas podem ter implicações significativas na saúde da coluna e no bem-estar geral. É essencial estar atento a quaisquer mudanças, manter uma boa postura e consultar regularmente um especialista em coluna para garantir sua saúde e mobilidade.

Você também pode se interessar:

Gostaria de ter mais informações?
enviar mensagem