Espondilolistese: Entenda o Escorregamento de Vértebra

espondilolistese-espondilolise-pars-articuaris

A espondilolise é uma fratura, ou um traço e fratura, nos elementos posteriores de uma vértebra da coluna chamada "pars articularis". Devido à perda de sustenção ocasionada pela fratura, uma vértebra pode se deslocar em relação a outra, causando a espondilolistese - como explica o fisiatra intervencionista e especialista em coluna vertebral, Dr. Daniel Pimentel.

Leia a transcrição do vídeo

Espondilolise é a fratura, uma linha, um traço de fratura, nos elementos posteriores da nossa vértebra, na chamada ‘pars articularis’, ou ‘pars interarticularis’.

Ou seja, quando existe algum afinamento ósseo, (e normalmente isso é estrutural, do crescimento, genético), quando existe a fraqueza na região posterior do osso, com alguma movimentação repetitiva, ou uma sobrecarga, esse pequeno osso da região posterior da coluna pode sofrer uma linha de fratura.

Essa linha de fratura pode causar dor ao paciente, mas, sobretudo, uma vez que se tenha perda dessa estrutura de sustentação, uma vértebra pode começar a se deslocar em relação à outra, e causar também a espondilolistese, que é  escorregamento de uma vértebra em relação à outra, em decorrência da espondilolise, que é a fratura desses elementos de sustentação da parte posterior da coluna.

Você também pode se interessar: