Entenda o que é Edema dos Ligamentos Interespinhosos

edema-dos-ligamentos-interespinhosos

O Edema dos Ligamentos Interespinhosos é o inchaço decorrente da inflamação nos ligamentos interespinhosos. Ocorre devido a movimentação repetitiva da coluna ou até mesmo pelo fato de permanecer muito tempo sentado.

O edema dos ligamentos interespinhosos é um inchaço resultante da acumulação de líquido inflamatório nesta região da coluna vertebral. Um dos cenários clínicos em que isso pode ser observado é a Síndrome de Baastrup. Mas o que são esses ligamentos e como a Síndrome de Baastrup se encaixa nesse contexto?

 

Anatomia da Coluna:

  • Processos Espinhosos: Projeções ósseas na parte posterior de cada vértebra, palpáveis ao longo da região dorsal da coluna.
  • Ligamentos Interespinhosos: Situados entre cada processo espinhoso adjacente, esses ligamentos conectam-nos e dão estabilidade à coluna.

 

Causas do Edema:

  • Hipersolicitação Mecânica: A inflamação pode ser devido à movimentação repetitiva em uma coluna insuficientemente fortalecida.
  • Postura Inadequada: Ficar sentado por longos períodos ou manter uma postura inadequada pode tensionar esses ligamentos.
  • Atividades Físicas Mal Executadas: Exercícios inadequados podem gerar estresse nessa região.

 

Síndrome de Baastrup:
Também conhecida como “doença do contato dos processos espinhosos”, a Síndrome de Baastrup ocorre quando os processos espinhosos da coluna lombar se aproximam demais, levando ao atrito e inflamação dos ligamentos interespinhosos. Isso pode resultar em dor na região central da lombar, exacerbada pela extensão da coluna.

 

Implicações Clínicas:

  • Dor / Lombalgia: A inflamação, seja pelo edema dos ligamentos interespinhosos ou pela Síndrome de Baastrup, é frequentemente dolorosa, principalmente na região lombar.

 

Conclusão:
Entender a relação entre o edema dos ligamentos interespinhosos e a Síndrome de Baastrup é crucial para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Se você experienciar sintomas relacionados à coluna, procure sempre orientação médica.

Você também pode se interessar:

Gostaria de ter mais informações?
enviar mensagem