O que é o Complexo Disco-Osteofitário?

degeneração-do-disco-osteófito

O complexo disco-osteofitário é uma deformidade que ocorre na coluna vertebral devido ao depósito de cálcio na região do disco intervertebral. Quem explica é o fisiatra intervencionista e especialista em coluna Dr. Daniel Pimentel.

Leia a transcrição do vídeo

Complexo disco-osteofitário ocorre quando o desgaste do disco intervertebral – que é a estrutura que amortece o impacto entre uma vértebra e outra – vai se acentuando, e com o passar do tempo, com o aumento da solicitação mecânica, o cálcio acaba se depositando nessa região do machucado do disco. 

Esse cálcio ao longo do tempo vai causando uma deformidade – essa deformidade pelo depósito de cálcio – é chamado de complexo disco-osteofitário – osteófito é o famoso bico de papagaio, que são esses depósitos de cálcio que ocorrem no disco.

O complexo disco-osteofitário pode vir a causar alguma repercussão clínica, algum problema, alguma dor, na medida em que ele se desloca para o forâneo, que é a saída dos nervos, podendo causar dor irradiando tanto para as pernas quanto para os braços, a depender de qual a localização deles, ou também pode ser um dos contribuintes para causar o estreitamento do canal.

Você também pode se interessar: