O Que São os Cistos de Tarlov?

cistos-de-tarlov

Muitas vezes os Cistos de Tarlov ou Cistos Perineurais são motivo de preocupações entre os pacientes que realizam exames de imagem para a coluna vertebral. O fisiatra intervencionista e médico especialista em coluna, Dr. Daniel Pimentel explica o que são os Cistos de Tarlov e porquê, na maioria dos casos, eles não representam qualquer risco para a saúde do paciente.

Leia a transcrição do vídeo

Os Cistos de Tarlov, ou Cistos Perineurais, são motivos de bastante angústia dos pacientes que nos procuram no consultório. 

Duas são as boas notícias, a primeira delas é que cisto, e principalmente o Cisto de Tarlov, o Cisto Perineural, não é câncer, ele é na verdade um acúmulo de líquido no cérebro espinhal, o líquido que envolve e que protege essa medula, que fica contido numa bolsinha formada pela meninge que recobre esses nervos na coluna. 

Segundo, ele é frequentemente assintomático, então a imensa maioria das pessoas tem a presença desses cistos, mas são achados de exame, eles não representam nenhum problema, nenhuma dor ao paciente. 

Obviamente que se o paciente tem o diagnóstico de Cisto de Tarlov e tem algumas alterações no exame físico -dores, dores irradiadas para membros – é super importante uma avaliação médica para avaliar se o Cisto de Tarlov é ou não uma possível fonte de dor no paciente.

Você também pode se interessar: