O Que São os Cistos de Tarlov?

cistos-de-tarlov

Muitas vezes os Cistos de Tarlov ou Cistos Perineurais são motivo de preocupações entre os pacientes que realizam exames de imagem para a coluna vertebral. Na maioria dos casos, eles não representam qualquer risco para a saúde do paciente.

Cistos de Tarlov (Cistos Perineurais) – O nome pode parecer técnico e, por vezes, causa ansiedade em pacientes que visitam o consultório. Porém, entender a natureza destes cistos é crucial para aliviar preocupações e equívocos comuns.


O que é?

  • Definição: O Cisto de Tarlov, também conhecido como Cisto Perineural, é um acúmulo de líquido no cérebro espinhal. Esse líquido, que protege a medula espinhal, fica contido em uma bolsa formada pela meninge que reveste os nervos na coluna.

  • Não é Câncer: A primeira coisa que os pacientes devem saber é que este cisto não é maligno. Trata-se de um acúmulo benigno de líquido.


Características e Sintomas:

  • Frequentemente Assintomático: A grande maioria dos pacientes com Cistos de Tarlov não apresenta sintomas. Em muitos casos, esses cistos são descobertas acidentais durante exames para outros problemas.

  • Possíveis Sintomas: Em alguns casos, se o cisto estiver pressionando nervos adjacentes, pode causar dores irradiadas para os membros.


Diagnóstico:

Os Cistos de Tarlov são frequentemente identificados por meio de:

  • Ressonância Magnética: Oferece imagens detalhadas dos tecidos moles e é eficaz na visualização de cistos.


Importância da Avaliação Médica:

  • Avaliação de Sintomas: Se um paciente diagnosticado com um Cisto de Tarlov apresenta dores ou outros sintomas, é crucial uma avaliação médica para determinar se o cisto é a fonte desses sintomas.


Conclusão: Entender o que são os Cistos de Tarlov e suas possíveis implicações é vital para uma gestão eficaz da saúde da coluna e do sistema nervoso. Em caso de sintomas ou dúvidas, a consulta médica é indispensável.

Você também pode se interessar:

Gostaria de ter mais informações?
enviar mensagem